NOTÍCIAS



29.01.2020

Drones - uso da tecnologia em favor do bem


Drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente, ou seja, é um equipamento que voa com apoio de um piloto ou de um operador através de um rádio controle. Algumas aeronaves permitem pilotagem manual ou são orientadas por GPS e plano de voo, executando missões de forma autônoma.
Os drones foram inicialmente projetados por militares com objetivo de atuar em áreas de conflitos ou em situações que envolveriam riscos aos soldados em campo. Porém, atualmente, os drones são usados para diversas funções, tais como para fazer o bem. Por exemplo, entregar órgãos para transplantes.
A doação de órgãos não depende apenas do consentimento da família para acontecer. É um processo longo e complicado, cujo principal problema pode ser a logística. Isso porque o tempo de viabilidade de um órgão pode dificultar a doação entre indivíduos distantes uns dos outros. Para resolver esse problema, especialistas em Medicina, Engenharia e Aviação criaram um sistema de entrega utilizando drone. O método foi testado pela primeira vez durante a entrega de um rim. Os pesquisadores informaram que o drone não apenas fez a entrega, como também monitorou e manteve os critérios de viabilidade do órgão, como a temperatura.
Com tantos recursos, o equipamento poderia permitir aos médicos contornar as potenciais complicações de logística relacionadas ao transporte de órgãos, garantindo eficiência na entrega e qualidade do órgão.
Outro grande exemplo são os drones utilizados para a entrega de sangue, vacinas e medicamentos em zonas de guerras e em algumas regiões da África. A solução é vista como uma alternativa às estradas entupidas que retardam a distribuição de amostras que, em último caso, podem salvar vidas.
Para a Unicef, o uso desse equipamento para essas tarefas tem um impacto triplo. Além da eficiência no acesso às áreas remotas, também facilita o monitoramento de inventários e faz o controle de qualidade do material que é enviado.
Os drones podem ser usados também para a vigilância aérea dos presídios. A inovação conta com um sistema de detecção da Techshield/Drone, que combina detecção de frequências e ondas de rádios, áudio e sensor óptico. Após a localização e confirmação do drone invasor, entra em ação o sistema do antidrone da Hikvision, que embaralha a comunicação entre o equipamento clandestino e seu operador.
O operador do sistema antidrone pode escolher entre forçar a aterrissagem do drone invasor, retorno do aparelho suspeito à base de origem ou até sua destruição, mantendo-o suspenso em voo até o esgotamento completo da bateria, o que leva à queda do equipamento.
Para que o drone funcione com êxito, os pesquisadores apostam em diversas inovações tecnológicas, como: conjuntos de transmissão para garantir desempenho consistente e confiável, incluindo a possibilidade de falha do componente, uma rede wireless para controlar e monitorar o status do drone e permitir a comunicação com a equipe, além de hélices reserva, baterias duplas e um paraquedas para proteger a carga em caso de pane completa.
Por incrível que esse avanço pareça do ponto de vista da Engenharia, há um objetivo maior em jogo: não se trata da tecnologia, trata-se de melhorar a vida humana.

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3
Fonte 4


 



Notícia anterior Próxima notícia

VOLTAR