
O basculamento de cargas é uma operação rotineira no transporte rodoviário, mas que, quando feita de forma incorreta ou sob condições inseguras, pode gerar acidentes graves. Tombamentos, perda de carga e até ferimentos de operadores são riscos reais.
A Rossetti, sempre atenta às necessidades do mercado e comprometida com a segurança dos seus clientes, percebeu a necessidade de ir além dos padrões existentes. Faltava um sistema confiável e tecnológico que monitorasse a inclinação dos implementos e indicasse o momento seguro ou inseguro para realizar o basculamento. Foi nesse contexto que surgiu a ideia de desenvolver um inclinômetro nacional — robusto, preciso e adaptado à realidade brasileira.
Foi em 2014 que Comlink e Rossetti iniciaram uma parceria que se mostraria um verdadeiro case de sucesso. Ao longo dos anos, as duas empresas trabalharam em engenharia compartilhada, conceito que une as equipes técnicas para desenvolver soluções sob medida, com sigilo e total alinhamento às necessidades do cliente.
O inclinômetro Comlink foi criado com base nos desafios vivenciados em campo. Equipado com sensores que monitoram a inclinação frontal e lateral do veículo, o sistema alerta o operador em caso de risco e bloqueia automaticamente as operações inseguras, prevenindo o tombamento do caminhão durante o basculamento.
Fábio Soave destaca no vídeo os diferenciais do equipamento desenvolvido pela Comlink: “A disponibilidade da Comlink em atender de forma personalizada” Segundo ele, o Inclinômetro Comlink, dentre as marcas disponíveis, é o que oferece a maior facilidade de instalação, aumentando a produtividade.
Além disso, o inclinômetro Comlink conta com funções como:
Registro de negligências com data e hora;
Alerta de caixa alta, lança ou cesto elevados;
Monitoramento em tempo real da inclinação;
Integração com outros sistemas eletrônicos do veículo.
Mais do que fornecedor e cliente, Comlink e Rossetti cultivam uma parceria construída com base na confiança, colaboração e foco no resultado. A entrevista com Fábio reforça o quanto esse tipo de relacionamento sólido contribui para gerar soluções inovadoras e personalizadas, que realmente fazem sentido para o mercado.
Esse é o propósito da engenharia compartilhada que a Comlink oferece a seus parceiros: criar, juntos, equipamentos eletrônicos que agreguem valor, funcionalidade e segurança ao trabalho no campo e na estrada.
O vídeo está disponível no canal oficial da Comlink no YouTube e é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a história do inclinômetro no Brasil e entender como a Comlink atua para desenvolver soluções tecnológicas em parceria com grandes nomes do mercado.
Assista agora: Clique aqui para ver no YouTube
Comlink Equipamentos Eletrônicos – Há mais de 25 anos desenvolvendo soluções tecnológicas sob medida para os setores rodoviário, agrícola, construção, mineração e, agora, refrigeração.