NOTÍCIAS



19.03.2018

A Resolução 563/2015 do Contran e o sinalizador de tomada de força


    Devido a inúmeros acidentes envolvendo caminhões basculantes contra pontes, viadutos e passarelas, entrou em vigor em 1° de janeiro de 2018 a obrigatoriedade de novos dispositivos de segurança. Regulamentada pela resolução 563/2015 e com abrangência em todo o território nacional, estes dispositivos devem ser instalados em todas as carretas e caminhões basculantes em circulação pelo país. Os proprietários dos basculantes podem se adequar a resolução escolhendo um dos dois sistemas descritos na resolução: do tipo A ou do tipo B.

    O sistema do tipo A, exige um dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária e de modo que, para o acionamento, sejam necessários dois comandos de acionamentos ou um comando de dois estágios, somados a outro dispositivo que sinalize com um alerta visual e sonoro sempre que a tomada estiver acionada. É importante salientar que este sinalizador deve ser instalado no campo de visão do condutor para que o mesmo tenha uma rápida percepção e esteja de acordo com a norma.

Da mesma forma, o sistema do tipo B também exige um dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária, mas este deve ser combinado com outro dispositivo que garanta que o caminhão não passe de 10km/h com a tomada de força ligada.

    Com esta resolução, o Contran quer evitar acidentes como, por exemplo, da caçamba que entalou na Ponte do Piqueri, na Marginal Tietê em São Paulo em julho de 2015 (foto 1), outro que derrubou uma passarela na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo em novembro de 2015 (foto 2) e, por fim, mais um que atingiu uma passarela na Linha Amarela no Rio de Janeiro em 2014 e resultou em uma tragédia onde envolveu outro veículo e matou 4 pessoas (foto 3).

    Sendo assim, após instalarem os dispositivos, todos os basculantes devem passar por uma inspeção veicular para obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) que será exigido anualmente para o licenciamento deste tipo de veículo, conforme artigo 5º da resolução.

    A ComLink desenvolveu o P1101 - Sinalizador da Tomada de Força, um kit completo que atende aos requisitos da norma e é oferecido em duas versões: sem bloqueio para atender ao sistema do tipo A e com bloqueio para atender ao sistema do tipo B. Além disso, possuí distribuidores na maioria dos estados que podem oferecer a venda e instalação deste equipamento.

Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4 | Fonte 5


Notícia anterior Próxima notícia

VOLTAR