NOTÍCIAS



23.01.2019

A importância do inclinômetro em caminhões basculantes


   Devido à compactação natural da carga e ao tamanho e capacidade das caçambas dos caminhões tipo rodoviário, muitas vezes em terrenos irregulares e pouco compactados, os riscos de tombamento se elevam. As principais causas dos tombamentos são os basculamentos em terrenos desnivelados ou mal compactados, que fazem com que o peso da carga e da caixa basculante se desloque para um dos lados, fazendo o caminhão ou implemento girar. Após um determinado ponto, esse deslocamento do peso da carga é irreversível e o tombamento inevitável. Sendo assim, para auxiliar a proteger o veículo contra estes sinistros, pode-se utilizar o inclinômetro.

   O inclinômetro é um dispositivo de segurança utilizado para monitorar o processo de descarga em caminhões basculantes. Caso o basculante esteja inclinado o sistema alerta e bloqueia a subida da caixa de carga. Bloqueando o basculamento inseguro, o dispositivo trás segurança ao operador e pessoas próximas, previne desgastes na estrutura e no cilindro e evita altos custos envolvendo um tombamento. Além disso, o sistema possui diversos alertas e registra com data e hora de todas as etapas do processo de basculamento.

   Naziro R. Blaut, responsável pela operação na empresa Embu SA, conhece o equipamento a muitos anos e ressalta sua importância:

   "Operamos nas pedreiras de Itapeti em Mogi das Cruzes, Embu das Artes em Embu e Juruaçu em São Paulo, com um total de 41 caminhões distribuídos entre os modelos 8X4 e 6X4, todos da Mercedes Benz. Com o inclinometro, o operador consegue ter mais confiabilidade no serviço, reduzindo os riscos tanto para ele quanto para o caminhão", analisa Naziro.

    A ComLink fabrica o inclinometro desde 2008 e possui revendas e instaladores espalhados por todo o Brasil e inclusive no exterior. Isso comprova a qualidade de seu produto que é aceito nos maiores fabricantes de implementos nacionais, países da América Latina e Europa.

 



Notícia anterior Próxima notícia

VOLTAR