NOTÍCIAS



27.08.2018

A falta de componentes eletrônicos


Com o desenvolvimento da indústria eletrônica e sua expansão para diversas aplicações, aquele velho bordão dos nossos avós que dizia: - "No futuro tudo vai levar um microchip junto!" nunca se tornou tão provável. Hoje em dia, milhares de placas são fabricadas ao redor do mundo e o número de componentes inseridos nelas é incalculável. Acontece que dentre eles, componentes básicos como o capacitores resistores estão sumindo do mercado. Mais especificamente, os capacitores de multicamadas de cerâmica (MLCC) são os mais produzidos e utilizados em projetos eletrônicos devido seu baixo custo e desempenho robusto.
 

No caso dos MLCC's seu consumo cresceu drasticamente, aumentando seu preço e os prazos de entrega, não apresentando sinais de normalização fabril. Esta demanda exagerada, está ligada ao seu uso em aparelhos e componentes automotivos. Um exemplo disso é a quantidade de peças utilizadas na família iPhone, que subiu de 500/pç do iPhone 6s para 1.000/pç no iPhone X. Já na indústria automotiva, veículos elétricos exigem 4 vezes mais capacitores que os tradicionais com motor de combustão interna e, alinhados a isso, novos sistemas como de piloto automático também influenciaram nesta alta demanda atual.
 

Similarmente, o mesmo aconteceu com os resistores, onde diferentemente a escassez iniciou devido a expansão das fábricas orientais e europeias não ser compatível com o aumento de consumo exagerado. Isto não era uma questão global, visto que os principais fornecedores de resistores para o mercado estão em Taiwan e pareciam estar operando adequadamente.
 

Os capacitores e resistores podem não ser tão importantes quanto memórias e microcontroladores, mas são essenciais para qualquer circuito eletrônico. Portanto, a falta destes componentes no mercado acarretará em atrasos de entrega de produtos e aumento de preços para toda a cadeia de consumo.


Fonte
 


Notícia anterior Próxima notícia

VOLTAR